Governo do RS / Lançada pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Lançada pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho. As obras consistem na expansão do Terminal 1 e da pista, na adequação das vias de taxiamento e em melhorias na drenagem. A Fraport Brasil - Porto Alegre lançou, na manhã desta quinta-feira (22), a pedra fundamental das obras de expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho (ou Porto Alegre Airport, marca usada pela empresa alemã). Oficialmente iniciadas, as obras consistem na expansão do Terminal 1 e da pista de pouso e decolagem, na adequação das vias de taxiamento e em melhorias no sistema de drenagem do aeroporto. As obras são executadas pelo consórcio HTB, Tedesco e Barbosa Mello, contratado em janeiro deste ano pela Fraport. O contrato é na modalidade Engineering, Procurement and Construction (EPC), que determina que o consórcio é responsável por todas as etapas das obras, desde o projeto até a entrega final. As licenças ambientais já foram emitidas pelos órgãos reguladores.

A previsão é gerar até 700 novos empregos. A expectativa é concluir a expansão do terminal até outubro de 2019. A pista, que tem hoje 2.280 metros de comprimento, ganhará mais 920 metros, até 2021. Nessa etapa da obra (Fase 1B), serão investidos cerca de R$ 1,5 bilhão. O valor contempla a contratação do consórcio, a compra de equipamentos, o desenvolvimento e a gestão do projeto.
 O governador José Ivo Sartori afirmou que o ato “materializa o começo de uma nova realidade, muito esperada. Os benefícios são incontáveis. Podemos dizer que estamos diante de um dos cinco investimentos mais significativos para a economia do Rio Grande do Sul na última década. Não estamos falando somente do montante de recursos financeiros, mas, principalmente, do efeito multiplicador de benefícios para a nossa economia em termo de logística, geração de emprego, atração de turismo e negócios”, enfatizou.
0