O governador dos Gaúchos,José Ivo Sartori e ministro de Minas e Energia visitam área para instalação de polo carbonífero no RS.

O governador José Ivo Sartori visita, nesta segunda-feira (24), a partir das 14h, a Mineração a Céu Aberto do Baixo Jacuí e as instalações da Copelmi Mineração Ltda., em Butiá, acompanhado do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e do secretário estadual de Minas e Energia, Artur Lemos Jr.. Participa também o secretário de Geologia e Mineração do Ministério de Minas e Energia, Vicente Lôbo.
Imagem relacionada
Está sendo projetada para o entorno de Butiá a implantação de um polo carbonífero, junto às reservas de carvão do município. A ideia surgiu de uma parceria entre empresários gaúchos e o governo japonês, que há dois anos analisa a qualidade das reservas carboníferas do Estado. Em missão oficial ao Japão, em junho, da qual participou o diretor de Novos Negócios da Copelmi Mineração, Roberto de Faria, Sartori visitou a Usina Hitashinaka Power Plant, em Tokai-Mura (Ibaraki), e participou de reuniões sobre a exploração sustentável do carvão e a possibilidade de aproveitamento da tecnologia japonesa no Rio Grande do Sul. Além desses encontros, o governador reuniu-se com executivos da Copelmi e das empresas PWC Advisory LLC, Tokyo Eletric Power Company Holdinfs e IHI Corporation.
0