Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre,RS.

Líder dos imigrantes do Senegal recebe diploma da Câmara. Mor Ndiaye foi homenageado por sua atuação à frente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre. Em sessão solene na noite desta terça-feira (4/4), a Câmara Municipal outorgou Diploma de Honra ao Mérito ao presidente da Associação dos Senegaleses de Porto Alegre, Mor Ndiaye, por sua atuação à frente de sua comunidade. A entidade promove encontros dos imigrantes duas vezes por mês e festas abertas ao público. A finalidade é aproximar os brasileiros da cultura do Senegal.
Entrega do Diploma Honra ao Mérito ao refugiado senegalês Mor Ndiaye proposto pelo vereador Luciano Marcantônio. Na foto: presidente da CMPA, vereador Cassio Trogildo (e), homenageado Mor Ndiaye, vereador Luciano Marcantônio e secretária-adjunta do Desenvolvimento Social, Denise Russo<span class="creditos">(Foto: Leonardo Contursi/CMPA)</span>
O proponente da homenagem, Luciano Marcantonio (PTB), tratou Ndiaye como "uma pessoa iluminada". Segundo o vereador, por meio de sua espiritualidade e carisma, ele conseguiu transmitir os valores e a cultura do povo do Senegal à sociedade de Porto Alegre. Marcantônio lembrou que o primeiro grupo de imigrantes chegou em 2014. Eles entraram pelo Acre e foram redistribuídos pelo país. Eram cidadãos provenientes do Haiti pela chamada rota sul. "Nós não tínhamos estrutura, mas eu fui ao prefeito José Fortunati e disse que nós teríamos de acolher. Em seguida começou o fluxo do Senegal" contou o vereador. "Foi muito difícil organizar, porém, com a ajuda do governo do Estado e da Brigada Militar, conseguimos os alojamentos", continuou. Posteriormente, recordou, as secretarias foram se organizando para emitir CPF, carteira de trabalho e ajudar os grupos de imigrantes a encontrar vagas no mercado.
0